Dia 09 de maio, a Ong Voto Consciente realizou o 1º Encontro de Adotadores Jundiaienses da Campanha "Adote um Vereador". Durante o encontro, muito foi discutido sobre a organização dos blogs, bem como os adotadores devem se comunicar e de que maneira obter as informações sobre o que os vereadores estão fazendo.
Todos concordaram com a necessidade de divulgação da campanha, para que mais pessoas participem comentando e sugerindo perguntas nos blogs que já existem ou aumentando o número de novos adotadores.
O coordenador da Ong, Henrique Carlos Parra, apresentou uma ferramenta virtual que, toda semana, coloca resumos das sessões da Câmara e como cada vereador votou. Os adotadores se comprometeram a mandar e-mails semanais aos jornalistas, a tentar dar maior dinâmica e agilidade aos seus blogs e ficou também o compromisso de cada um ser multiplicador, distribuindo folhetos, fazendo palestras e divulgando das formas que puderem. Ficou também um pedido, aos jornalistas, às escolas e entidades que ajudem e auxiliem, participando efetivamente da campanha. Vale lembrar que no Estado de São Paulo, Jundiaí é a terceira cidade com maior de número de vereadores adotados. Dos 16 edís jundiaienses, 10 já têm os seus adotadores, que através do blog informa a população sobre o trabalho do vereador.
A Ong que no ano passado lançou um ranking sobre o trabalho realizado pelos vereadores, e que foi bastante polêmico, embora neste ano esteja encontrando sérias dificuldades parta obter informações do Legislativo Jundiaiense, devido a postura do atual presidente daquela Casa de Leis, promete trabalhar com garra e novamente estar lançando o ranking dos trabalhos realizados pelos edís da atual legislatura. O endereço eletrônico da Ong é o www.votoconsciente-jundiai.blogspot.com
fonte: Jornal de Itupeva(14/05/2009 - Quinta-feira)
"PARTICIPAÇÃO DE TODOS:
ResponderExcluirCriar meios eficazes de participação popular nas decisões que interferem na vida de toda a comunidade. Este é o objetivo de Durval Orlato ao apresentar o projeto de lei 10.189/09 que facilita a obtenção de assinaturas para o pedido, pelos próprios cidadãos, de plebiscitos e referendos. O projeto apresentado pelo vereador prevê que os abaixo-assinados solicitando as consultas populares contenham nome, RG, bairro e assinatura, de pelo menos 5% dos moradores. Atualmente, a legislação em vigor exige o número do título de eleitor, o que dificulta muito os abaixo-assinados. “São poucas as pessoas que andam pelas ruas carregando o título de eleitor. Com este projeto, vamos simplificar o processo de participação popular nas principais decisões e garantir que os cidadãos expressem a democracia mais facilmente”, explica Durval. O projeto será votado no dia 11 de agosto e já conta com importantes apoios, como o da ONG Voto Consciente e da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil. No dia 07 de julho, uma plenária popular debaterá o assunto a partir das 19h, na Câmara Municipal (Rua Barão de Jundiaí, 128 – Centro)."
Sugiro q mandem perguntas aos vereadores adotados para saber a opinião deles e eventualmente uma boa justificativa para tal posicionamento. Caso sejam contra o projeto, questionem o por quê!
um abraço,
Furlan
Sugiro que pergunte ao vereador a opinião dele em relação à votação de emendas para a LDO.
ResponderExcluirAbraços,
Beto
E a posição do Ver. Leandro Bicho Legal mais clara sobre o PL 10189??? Vai apresentar emendas, acha o projeto bom? A resposta evasiva é pior do que não dar. O que vc cobrou dele mais uma vez sobre esse assunto?
ResponderExcluirVocê vai na audiência pública sobre o projeto de plebiscito, referendo e projeto popular?
ResponderExcluirSerá na próxima terça, às sete da noite na Câmara!
Tá sabendo?
Acho fundamental mesmo sabendo de antemão que algumas perguntas não são respondidas pelo Vereador. Colocar novos posts mostrando a rotina do Vereador na Camara.
ResponderExcluirCom o tempo vamos refinar nosso relacionamento com os Vereadores. A persistencia sera nossa arma e a munição será o portal Voto Consciente.
ResponderExcluir